Payday loans uk
  1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Dicas de português

PDF Imprimir E-mail

PREZADO AMIGO INTERNAUTA


Quero, inicialmente, expor os motivos destes esclarecimentos. O porquê do surgimento de uma nova seção no site da Profa. Izabel Sadalla Grispino.

Essa nova seção nada tem a ver com o acervo da profa. no site, mas,  de uma alguma forma, está a ele ligado.

Ocorre que uma grande parte dos visitantes do site envia-me belíssimos Power Points, que são colocados no site como “PPs recebidos por e-mails”. Já são 550. Um número bastante considerável!

Como já disse, e repito, são PPs de belíssimas feituras, imagens, temas e fundos musicais de rara beleza.

Eu sou um velho jornalista aposentado e durante quase 40 anos lidei com as letras, com as dificuldades da língua portuguesa. “Briguei” muito com as crases. Fui sempre um “caçador de erros”.

Em alguns casos,  e são muito poucos, logo na abertura do Power Point recebido há um erro grave no seu título. Geralmente esse erro, ou essa falha, é quanto à crase, mal empregada, uma crase proibitiva.

Pudesse eu acertar, retiraria aquela crase. Mas não posso e não devo alterar uma vírgula sequer. Seria um desrespeito aos autores dos PPs.

Foi daí que surgiu a idéia de uma nova seção, que, em princípio, se chamaria “Dicas de Português”.

Que fique bem claro, prezado amigo internauta. Não sou professor de português e não quero polemizar com os mestres da matéria, com consagrados gramáticos.

A minha única pretensão é oferecer àquele estudante, principalmente os que pararam  após o término do ensino médio, algumas dicas para que ele não cometa erros tão comuns e corriqueiros. É dirigido àquele estudante que, tentando o vestibular pela primeira vez e não obtendo êxito, desanimou. E agora, refletindo, pensando melhor, resolveu voltar a estudar. E é a esse internauta que me dirijo, que quero felicitá-lo, pela feliz idéia de voltar a estudar, a prestar um novo vestibular, a concorrer a um concurso público e, sendo vitorioso, poder dizer venci.

Assim sendo, vou dar “dicas” e exemplos de como usar corretamente a crase, de como usar os pronomes, os verbos, a pontuação etc.

Se eu conseguir transmitir o que amealhei durante todos esses anos, sentir-me-ei   imensamente   gratificado por ter  colaborado e incentivado aos que estão à procura de melhorar os seus conhecimentos.

Que Deus me ilumine e me acompanhe nessa empreitada.